Timbó, Sexta-feira 26 de Abril de 2024, Bem vindo!
  • Reunião com Deputado Silvio Dreweck

As Assembleias Legislativas têm como princípio e função, representar o povo, legislar, criar, modificar, extinguir leis, fiscalizar o Poder Executivo e acompanhar o uso dos recursos públicos.

No Brasil inteiro, há um total de 1060 deputados estaduais. O número de deputados estaduais em cada Assembleia depende diretamente do número de deputados federais de cada estado. Assim, quanto maior a população do estado, mais cadeiras haverá em sua Assembleia.

Em Santa Catarina são 40 Deputados Estaduais, representantes das mais diversas regiões do Estado.

A História do Legislativo Catarinense começa em 12 de agosto de 1834, quando as Assembleias Legislativas Provinciais foram criadas, substituindo os Antigos Conselhos Gerais.

A ALESC - Assembleia Legislativa do Estado de SC tem como missão, representar a sociedade catarinense, promovendo o estado democrático de direito. Sua visão referencial está direcionada à excelência na representação da sociedade, sempre focando seus valores, na ética, honestidade, igualdade, liberdade de expressão, respeito e transparência.